STRATEGIC TOOLS TO SUPPORT MITIGATION ACTIVITIES IN KEY SECTORS (ENERGY AND WASTE) IN CABO VERDE
More...A Direcção Geral do Ambiente tem o prazer de convidar a Vossa Excia a participar no acto de Inauguração da…
More...Si txuba ben…Água e Saneamento Sob o lema: Preservar a Água e poupar Energia é valorizar a vida, o Ministério…
More...
Espargos, 16 Set (Inforpress) - Uma nova perturbação atmosférica que se desenvolve sobre a costa ocidental africana, perto da Guiné-Bissau, condicionará o estado do tempo em Cabo Verde nos próximos quatro dias, informou hoje o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).
Em nota informativa, o INMG comunica que o sistema tende a organizar-se nas próximas horas, com intensificação do vento e agravamento do estado do mar, inicialmente na região Norte e Oriental do arquipélago.
Conforme o documento, a perturbação atmosférica que condicionou o estado de tempo no Arquipélago nos últimos três dias evoluiu para a categoria de tempestade tropical “Karl”, após a sua passagem sobre as ilhas.
Cita a participação, que às 14:00 de hoje, estava localizada a cerca de 1125 Km a Oeste Noroeste de Cabo Verde, movendo-se para Oeste, já com pouca influência sobre o arquipélago.
Durante a sua trajectória com direcção Oeste Noroeste, “afectará gradualmente” todas as ilhas, a partir das 12:00 de sábado, principalmente as de Barlavento, com ventos entre 40 e 55 Km/h.
E, a partir de domingo, prevê-se precipitações de intensidade variável na região Sudeste do país, estendendo-se gradualmente para todo o território nacional.
Quanto ao estado do mar, a apostila acautela que as ondas serão do quadrante Nordeste, com alturas entre 2,0 e 3,5 metros nas regiões Este e Norte do Arquipélago, rodando gradualmente para Sudeste.
Perante o cenário, os serviços de meteorologia acautelam que a monitorização, actualização das informações e previsões será feita de forma contínua e regular mantendo as pessoas e instituições bem informadas sobre a situação atmosférica no país.